- 9 de novembro de 2021

Trigo – conheça a relação entre esse cultivo e o controle biológico

Importância do trigo

O trigo está entre os alimentos mais consumidos no mundo, e não é por menos: é uma fonte de carboidratos, proteínas, gordura, fibra, cálcio, ferro e ácido fólico. É um dos principais fornecedores de energia para o nosso dia a dia, atua na prevenção de diversas doenças e fornece vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo. É uma espécie vegetal que acompanhou a evolução da agricultura, sendo cultivada pela humanidade há mais de 10.000. anos.

Controle biológico no cultivo do trigo

Você sabia que o trigo teve também um papel importante para o desenvolvimento de métodos controle biológico de pragas na agricultura brasileira?

Com a expansão das áreas de cultivo do trigo nos anos 1970, principalmente no Rio Grande do Sul, e o clima favorável à proliferação de pragas da cultura, as lavouras passaram a sofrer cada vez mais com os ataques dos pulgões. Entre as principais espécies, podemos citar o pulgão-dos-cereais (Schizaphis graminum), o pulgão-da-folha (Metopolophium dirhodum) e o pulgão-da-espiga (Sitobion avenae). Tornando-se um dos maiores problemas da produção do trigo, os produtores chegaram a realizar 5 aplicações de inseticidas por safra para estas pragas.

Para combater esse obstáculo na produção, a Embrapa Trigo iniciou um programa de controle biológico contando com o apoio da FAO e da Universidade da Califórnia, entre outros pesquisadores de outras instituições. A estratégia utilizada foi introduzir espécies de inimigos naturais dos pulgões, como a joaninha, entre outras espécies de himenópteros.

O resultado do programa foi um sucesso e se tornou um caso emblemático de controle biológico no Brasil. Com a redução drástica do número de pulgões, a taxa de utilização de inseticidas diminuiu em 95% e os ataques das pragas restantes sequer alcançaram os níveis de dano econômico. Calcula-se que apenas na década de 1980 foram economizados anualmente o montante de 20 bilhões de dólares por conta do controle ecológico das pragas.

 

O Controle Biológico é parte fundamental da produção orgânica!

Assim como no caso do trigo, o controle biológico é essencial para os manejos fitossanitários na agricultura orgânica de forma geral, sendo uma opção mais segura para o produtor e para o meio ambiente devido a baixa toxicidade dos produtos, e também mais rentável, pois em muitos casos os inimigos naturais introduzidos se estabelecem na propriedade e seguem controlando as pragas nos safras seguintes.

Quer conhecer outro caso de sucesso no controle biológico? Dá uma olhada no nosso post sobre o controle da mosca-das-frutas em https://www.organicospro.com.br/moscas-das-frutas-como-fazer-o-controle-dessa-praga-usando-agentes-biologicos

Referências:
Controle biológico de pragas da agricultura. Eliana Maria Gouveia Fontes, Maria Cleria
Valadares-Inglis, editoras técnicas. Brasília, DF – Embrapa, 2020.