- 10 de setembro de 2021

Entenda a importância dos insumos orgânicos para Agricultura orgânica

Os insumos agrícolas cumprem um papel indispensável na agricultura melhorando a qualidade e produtividade da cultura. Para quem produz de forma orgânica, é necessário que os insumos utilizados sigam a legislação. Nesse artigo iremos entender o que são insumos agrícolas, como se dividem e qual a importância dos insumos orgânicos para um desenvolvimento mais sustentável.

 

O que são insumos agrícolas e como se dividem ?

Insumos agrícolas são todos os elementos utilizados como fatores de produção, com vistas a garantir a produtividade esperada na atividade agrícola. Eles podem ser defensivos agrícolas, para o controle de pragas; fertilizantes para nutrir o solo; e até mesmo equipamentos e máquinas para viabilizar o plantio e o cultivo.

 

Esse insumos podem ser utilizados de duas maneiras:

  • Matéria prima: É a parte utilizada com outros insumos durante o processo de produção. 
  • Fatores de produção: Consistem no capital, lucro, jornada de trabalho, máquinas e equipamentos.

 

Porém, independentemente desses insumos ocuparem a função de matéria-prima ou de fatores de produção, o que irá determinar o modo de execução será o tipo de agricultura praticada pelo produtor. Atualmente a agricultura pode ser:

  • Agricultura convencional: Faz uso de tecnologia de adubos e insumos fitossanitários químicos sintéticos. É um modelo de curto prazo, ou seja, prioriza a máxima produtividade animal e vegetal no menor período possível, com elevada eficiência no uso da terra. 

 

  • Agricultura orgânica: Faz a utilização de diversas matérias-primas naturais para gerar produtos agrícolas. Ou seja, não utiliza produtos químicos industriais e segue um modelo de longo prazo, buscando a integração do meio e princípios de manejo e otimização para alcançar qualidade no produto.

 

Os insumos agrícolas também se dividem por tipos. Sendo eles mecânicos, químicos ou biológicos. Vamos entender um pouco mais sobre cada um?

  • Mecânicos: Se refere às máquinas, equipamentos, metodologias, inovação em tecnologias e implementos agrícolas. Esse tipo de insumo é usado nos dois tipos de agricultura.

 

  • Químicos: No setor agrícola incluem materiais vindos de minerais e rochas, como o calcário, ou mesmo de substâncias como o cobre. Estes são insumos químicos permitidos na agricultura orgânica, pois são derivados de fontes naturais. Por outro lado, há também os insumos químicos sintéticos, que por sua vez, são permitidos apenas na agricultura convencional.

  • Biológicos: Podem ser divididos entre produtos fitossanitários, seja para controle de pragas ou doenças, e adubos e inoculantes. Em qualquer um destes casos, o insumo terá como composição principal um microrganismo. Vale lembrar que para a agricultura orgânica, estes microrganismos não podem ser geneticamente modificados.

A Orgânicos Pro ajuda nesse processo de orientar os produtores orgânicos em relação às melhores opções de insumos orgânicos, de acordo com a legislação e suas necessidades. Com apenas um clique o produtor é capaz de pesquisar o insumo desejado e obter todas informações necessárias sobre ele. Clique aqui para conhecer nossa plataforma!

 

Qual a importância dos insumos orgânicos?

A Agricultura orgânica tem por objetivo adotar sistemas que minimizem os impactos negativos na natureza em toda cadeia de processos e suprimentos. Gerando mais sustentabilidade e equilíbrio do ecossistema. 

 

Cada vez se faz mais necessário soluções ecológicas e seguras, que possuam um bom custo-benefício e gerem oportunidade para a agricultura. A demanda e mudança de comportamento dos produtores e consumidores tem sido tão expressiva que estima-se que em 2025 o setor global ultrapasse 8 milhões de dólares em crescimento.  O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), percebendo o aumento de demanda no mercado tem investido em ações de incentivo como o Programa Nacional de Bioinsumos

 

De acordo com o programa, os bioinsumos são produtos, tecnologias ou processos de origem vegetal, animal ou microbiana utilizados nos sistemas de cultivo agrícola, pecuário, aquícola e mesmo na silvicultura, que interferem positivamente no crescimento, desenvolvimento e mecanismo de resposta de animais, plantas, microrganismos e substâncias derivadas, que interagem com os produtos e os processos físico-químicos e biológicos. 

 

Deseja receber mais informações sobre o universo dos orgânicos? Conheça nossa plataforma e nos siga nas redes sociais!